quarta-feira, 30 de julho de 2008

E agora José?


Segundo a conceituada Reuters, a taxa de desemprego no Japão subiu para 4,1%, o maior nível em quase dois anos, em junho de 2008, na medida em que as fábricas reduziram as contratações, ameaçando o já reduzido volume de gastos dos consumidores e a economia como um todo.
Crise desencadeada nos EUA causada pelo calote no setor imobiliário. Parece pouco, mas um pequeno descuido que nasceu da ganância gerou todo esse desastre. Agora me vem a mente uma frase da teoria do Caos “O bater das asas de uma simples borboleta nos EUA pode desencadear um tufão no outro lado do mundo” ou melhor, no mundo todo.
Uma incógnita cobre não somente os estados americanos, mas também o mundo todo. Obama ou McCain? Obama que confunde com Ossama ou McCain que lembra à deliciosa batata frita? O fantasma da poderosa potência assombra e assola os quatros cantos do mundo!
Atritos na Rodada de Doha, articulações (mentira, enganação, baixaria) pela posse do PETRÓLEO (no Brasil e proximidades), eleições e principalmente a economia reprimida, deprimida, gripada, espalhando vírus para o mundo todo.
A economia japonesa abalada, já sente os reflexos do descuido na economia norte americana. O Record da alta do barril do Petróleo encare a produção japonesa, elevando o preço dos alimentos e diminuindo o poder de consumo, derrubando ações da bolsa, diminuindo empregos e conseqüentemente acabando com os sonhos de muitos brasileiros dekasseguis.
Há mais de cem anos aconteceu do povo japonês emigrar para outros países em busca de novas oportunidades. Alguns vieram para o Brasil planejando trabalhar por alguns anos e retornarem ricos.
Poucos realizaram essa façanha.
Com o início da segunda guerra mundial, muitos foram obrigados a mudarem seus planos e tentarem uma nova vida.

Atualmente muitos futuros dekasseguis ainda se preparam rumo a rota dos sonhos, seguindo o mesmo caminho e planos dos veteranos, enquanto que muitos dekasseguis decidem ser um ex, retornando para o Brasil definitivamente - prometem e juram de pés juntos.

Qualquer semelhança entre dois fatos “pode” ser mera coincidência.
Para os que se interessam, listo mais incógnitas: países e pessoas da Ásia, Quarta Frota, produção de armas nucleares, América do Sul, riquezas minerais e alimentos.

Num mundo globalizado precisamos estar atento a um simples espirro. Dado até mesmo, por um inofensivo inseto. Afinal, o capitalismo canibal pode desencadear um efeito comparado a um sismo de grande magnitude.