sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Projeto saúde, educação e planejamento!

"Sejamos como o sol
que não usa
nenhuma
recompensa,
não espera lucros,
nem elogios,
nenhuma fama,
simplesmente,
BRILHA"

Estive trocando idéias sobre vários projetos voltados para ajudar a comunidade brasileira no Japão com um dos diretores do instituto Hyogo e observei vários obstáculos a serem vencidos, tanto da parte dos que desenvolvem projetos como por parte dos próprios dekasseguis.
Quando se trata do assunto “Dekasseguis”, a maioria tem em mente a idéia de trabalho e salário alto no Japão!
Exato! Mas por que outros fatores que acabam desencadeando vários problemas futuros não são considerados inicialmente?
...................
Quais?
Planejamento!
Planejamento para a qualidade de vida, bem estar social, saúde e educação. A base para a vida, ou seja, a felicidade.
Outro obstáculo:
Existem várias entidades criadas para auxiliar o dekasseguis e vários projetos, mas que deixam muito a desejar.
Muitos dekasseguis deixaram de acreditar em tais entidades. Os motivos? Podem ser vários ou único: O lucro! Novamente o dinheiro, sinônimo de dekassegui.
Muitas entidades, agenciadores e empreiteiras enxergam somente o “lucro” que poderão obter “ajudando” o dekassegui.
Verdade ou mentira?

Dekasseguis enfrentam inicialmente o choque cultural e tradicional quando ingressam no Japão. A dificuldade de comunicação também é um fator que pesa muito.
A rotina do dia a dia nas fábricas japonesas pode ser um dos motivos que levam vários dekasseguis a enfrentar os obstáculos quando retornam ao Brasil e tentam montar um negócio próprio.
A dificuldade de comunicação com os profissionais de saúde japonês, atrelada ao sistema da fábrica (rigor de não faltar) e também o comodismo (enquanto a doença não causa grandes transtornos, vai “empurrando com a barriga”), fazem com que o dekassegui procure um médico para tratar de algum problema de saúde somente quando retornar de férias ou definitivamente ao Brasil.
Os sistemas de trabalho nas fábricas japonesas podem desencadear vários tipos de doenças e essas podem se tornar crônicas, ou seja, que se estende por muito tempo. Problemas nas articulações e a diabetes são umas das doenças que “nascem”, crescem e que desencadeiam várias outras doenças.
O projeto saúde visa além de auxiliar no tratamento de doenças já existentes, também prevenir as que possam surgir.
Um profissional na área de saúde “treinado” para observar e dar a devida atenção para os trabalhadores dekasseguis.
Médicos, dentistas e psicólogos são necessários.
Alguns dekasseguis já estão bem adaptados à sociedade japonesa, mas muitos ainda enfrentam certas dificuldades e precisam de orientação e auxílio.

Li certa vez uma frase que faz sentido....Acho que era de Confúsio, um filósofo chinês “Muitos estragam a saúde ganhando dinheiro e Gastam dinheiro para tratar a saúde”.

Vários desafios terão que ser enfrentados e vencidos para preservar a cultura e a tradição Nikei, não tão somente a japonesa e ou a brasileira!
Nossos avôs vieram para o Brasil e construíram uma base forte.
Dekasseguis que permanecem temporariamente ou se fixam definitivamente no Japão também precisam lutar para criar e preservar uma base forte para as futuras gerações, seus filhos e netos!
Saúde e Educação são a base!